O que é Previdência Privada?
- Também conhecida como Previdência Complementar é um sistema que permite ao contribuinte acumular uma parcela de seus ganhos ao longo do tempo, para garantir uma renda futura melhor para si mesmo e sua família.
- É um sistema desvinculado da Previdência Social obrigatória e funciona como uma fonte de renda complementar.
- É uma forma de poupança de longo prazo, que proporciona um melhor padrão de vida na aposentadoria e cobertura em casos de morte e invalidez.
Qual a diferença entre Previdência Privada Fechada e Aberta?
A previdência privada é integrada por dois segmentos distintos e com características próprias: a previdência fechada, também denominada de fundos de pensão, e a previdência aberta.
Previdência Fechada - Os fundos de pensão são entidades civis sem fins lucrativos e acessíveis a grupos específicos de trabalhadores, vinculados a empregadores, chamados Patrocinadores, ou vinculados a entidades associativas, denominadas Instituidores. A fiscalização dos fundos de pensão é exercida pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e sua atividade regulada por representantes do governo e da sociedade, integrantes do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), ambos vinculados ao Ministério da Previdência Social.
Previdência Aberta - As entidades que operam no segmento aberto são sociedades anônimas, que exercem suas atividades sempre com finalidade lucrativa. O acesso a esse segmento da previdência é facultado a qualquer cidadão, independentemente do vínculo profissional ou associativo. O funcionamento das entidades abertas de previdência é autorizado e fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, e normatizado pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).
Vantagens das entidades fechadas em relação as abertas
Por que é mais vantajoso escolher um plano de previdência de entidade fechada, como o INFRAPREV, a um plano oferecido por uma entidade aberta, banco ou seguradora? As entidades abertas, que oferecem os planos: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), têm finalidade lucrativa. Parte da rentabilidade vai para o plano e a outra parte vai para os donos dos bancos ou seguradoras. As entidades fechadas, conhecidas como fundos de pensão, não têm finalidade lucrativa. A rentabilidade e o superávit revertem integralmente ao plano de previdência. Com isso, o participante acumula um saldo de conta de aposentadoria maior e, consequentemente, obtém um benefício superior aos oferecidos nas entidades abertas.