Os novos conselheiros tomaram posse nesta segunda-feira (5/6), durante cerimônia realizada na sede do Infraprev, no Rio de Janeiro. No Conselho Deliberativo (CONDE), foram empossados José Ricardo Gramelich Guerra e Áurea Martins Gonçalves de Souza, respectivamente titular e suplente eleitos; e Alexandre Jennings Canedo e Emanuelle Dias Weiler Soares, titular e suplente indicados pela patrocinadora.
No Conselho Fiscal tomaram posse a titular e o suplente eleitos Mireilli Darc Cei e Vagner Alex Fernandes Silveira. A patrocinadora por sua vez indicou Joelson da Mota, ainda sem suplente. Nos dois colegiados, eles terão mandatos de quatro anos, com início em 5 de junho de 2023 e término em 4 de junho de 2027.
A Diretoria Executiva do Instituto esteve na breve cerimônia para parabenizar, dar boas-vindas aos conselheiros recém-chegados e agradecer aos que saíram pelo trabalho e dedicação durante o mandato. Cada um dos presentes teve a oportunidade de se apresentar, dando as boas-vindas aos novos conselheiros em nome de todo o Infraprev. Aos conselheiros que tiveram seus mandatos encerrados, também houve o momento de agradecimento pelo tempo de dedicação ao Instituto.
O papel dos conselheiros
O CONDE é o órgão máximo do organograma do Infraprev, responsável pelas políticas e pelas estratégias gerais do Instituto, bem como a sua revisão periódica. Sua composição prevê quatro titulares e seus respectivos suplentes, sendo dois titulares e suplentes indicadas pelo principal patrocinador e dois titulares e suplentes eleitos pelos participantes e assistidos.
Já o CONFI atua como órgão de controle interno, examinando as demonstrações contábeis e emitindo pareceres a respeito dos resultados apresentados. Sua composição prevê quatro titulares e seus respectivos suplentes, sendo dois indicados pela principal patrocinadora e dois eleitos pelos participantes e assistidos.
A eleição que indicou o representante dos participantes ativos nos dois conselhos foi realizada entre os dias 6 e 14 de abril, e teve número recorde de votantes no Infraprev. De um total de 5.601 participantes ativos aptos a votar, 1.697 compareceram às urnas, o que equivale a 30,30%. Ao todo, nove candidatos disputaram vaga no CONDE e três concorreram ao CONFI. Todo o pleito contou com a certificação de uma empresa especializada em segurança da informação para garantir a lisura do processo.