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Janeiro Branco: 10 dicas para cuidar da saúde mental

23/01/2023

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um bilhão de pessoas espalhadas pelo planeta (12,5% da população mundial) vivem com algum transtorno mental. Desse total, 25 milhões são brasileiros.  Apesar da gravidade do quadro mostrado nas estatísticas, adoecer mentalmente ainda é objeto de muito preconceito. 

O primeiro passo para tratar o problema é combater velhos tabus e rótulos indevidos.  Adoecer mentalmente não é sinal de fraqueza e pode acontecer com qualquer pessoa. Fatores como estresse, questões genéticas, exposição a situações de violência, problemas financeiros e uso de álcool e drogas ilícitas podem contribuir para o avanço dessas doenças.

Como parte de suas ações em apoio à campanha Janeiro Branco, o Infraprev traz dicas de especialistas de como cuidar da saúde mental e emocional, garantindo melhor qualidade de vida, bem-estar e longevidade!


1. Cuide da alimentação.

Comer bem não tem a ver apenas com a boa forma física, mas com o bem-estar geral. Escolha um cardápio variado e equilibrado.


2. Pratique atividades físicas.

Colocar o corpo em movimento regularmente também contribui para a saúde e bem-estar emocional.


3. Valorize o sono.

É muito importante dormir bem, tendo uma boa rotina de sono. Noites mal dormidas colaboram para agravar os transtornos mentais e emocionais.


4. Tenha boas relações.

Outra dica é cultivar bons relacionamentos. Busque estar próximo de pessoas que você ama e te fazem bem, como familiares e amigos. Manter bons relacionamentos é fundamental para viver de forma prazerosa, além de trazer sentido para a vida.


5. Busque momentos de lazer.

Aposte em atividades que tragam alegria, como dançar, ler, desenhar, conversar, jogar ou outras opções que possam levar seus pensamentos para longe das preocupações. 


6. Estabeleça objetivos.

Uma das formas de tornar a vida mais agradável é viver com um propósito. Isso porque, é importante ter motivações para sair da cama, trabalhar, estudar, manter relações, executar tarefas e outras atividades. Então, avalie suas metas e tenha em mente o que você gostaria de alcançar. Afinal, a realização de pequenas metas ao longo do caminho contribui para continuar seguindo.


7. Esteja em contato com a natureza.

Faz bem para o corpo e para a mente estar ao ar livre, conectando-se ao meio ambiente e escapando um pouco da rotina puxada do trabalho e da casa.


8. Conheça a si mesmo.

Existem várias formas de se conhecer como terapias, meditação, teatro, atividades lúdicas etc. 


9. Aceite seus sentimentos.

Nossa cultura impôs que não é bom sentir raiva ou tristeza, mas essas emoções são importantes para que possamos ficar mais fortes e valorizarmos os sentimentos de amor, alegria, realização.


10. Procure ajuda profissional. 

Ao perceber que existem dificuldades em lidar com certas emoções e frustrações, não hesite em buscar ajuda. 


A saúde mental impacta de maneira direta na qualidade de vida, raciocínio, comportamentos e relacionamentos, impactando de forma direta como lidamos com frustrações, desafios e falhas. Por isso, não deixe para depois e comece hoje a desenvolver boas práticas para em prol do seu bem-estar ainda no presente e para o futuro.