Plano CV cota 11,1123 Var. mês 1,65% | Plano PAI I cota 1,6129 Var. mês 1,25% | INPC 1,71% | Poupança 0,50% Dados de Fevereiro
INFRAPREV

Descubra como pagar menos imposto em 2023

04/05/2022

Através de um benefício fiscal, os participantes ativos dos planos de previdência complementar podem abater parte das contribuições na declaração de ajuste anual de Imposto de Renda para reduzir a carga tributária. Então fique atento! Com um pouco de planejamento financeiro é possível diminuir o tamanho da mordida do leão ou aumentar o valor da restituição a receber, além de engordar o saldo de conta na sua poupança previdenciária. Dessa forma, você irá direcionar o valor de sua contribuição para o seu próprio futuro. 

Apesar de estarmos em período de declaração, para o documento a ser entregue à Receita Federal até 31 de maio, não há mais o que fazer. Então, para obter o benefício na declaração de 2023, é importante que as sugestões sejam colocadas em prática ainda esse ano. 

De acordo com as regras, na hora de preencher a declaração, os participantes podem deduzir as contribuições da base de cálculo do IR, até o limite de 12% da renda bruta anual. Se os valores forem inferiores a este teto, o participante tem duas alternativas para usufruir ao máximo do benefício fiscal: aumentar o percentual de suas contribuições ou realizar contribuições voluntárias. 

A palavra-chave, mais uma vez, é planejamento financeiro. Com a calculadora em mãos, é preciso fazer as contas e verificar o valor total aplicado ao Infraprev ao longo do ano. Caso a soma seja inferior a 12% de sua renda bruta anual, escolha uma das alternativas possíveis. Assim, o participante desfruta no presente, ao pagar menos IR, e ao mesmo tempo investe no próprio futuro e na segurança da família, uma vez que aumenta a estimativa do valor do seu benefício.

Para aproveitar a dedução já no próximo ano é preciso realizar as contribuições até o último dia útil de 2022. Essa possibilidade não se aplica aos contribuintes que optam pelo formulário simplificado do imposto de renda.

A alteração do percentual de contribuição básica do Plano CV pode ser feita diretamente no autoatendimento do portal Serviços>Alteração de Percentual. Essa funcionalidade requer a autenticação do usuário com login e senha.