22/09/2023

Infraprev convida a todos para o Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, é uma iniciativa popular que vem ganhando adeptos no mundo inteiro visando diminuir a poluição e melhorar a mobilidade urbana principalmente nas grandes cidades. Se você utiliza seu automóvel no dia a dia, o Infraprev lhe convida a pegar carona nessa campanha e passar um dia no ano sem utilizar seu carro. Uma excelente oportunidade para experimentar formas alternativas de transporte.

A data

O Dia Mundial Sem Carro, criado na França, em 1997, começou a ganhar adesão de outros países europeus a partir de 2000. No Brasil, são realizadas atividades desde 2003, mas o movimento se tornou mais forte em 2010, a partir da maior adesão da população e do apoio do poder público.

Transporte público x transporte individual

Historicamente, no Brasil, as políticas públicas priorizaram o uso individual do automóvel em detrimento aos transportes de massa. O modelo de desenvolvimento adotado pelo país deu ênfase à venda de automóveis, concedendo uma série de incentivos às montadoras, e investindo na criação de rodovias. Na contramão do que sugerem as boas práticas de mobilidade urbana, os investimentos em transporte de massa foram sempre muito menores que os recursos destinados ao transporte individual e particular.

Falta de mobilidade

O uso indiscriminado do carro, muitas vezes para percorrer distâncias curtas que poderiam ser feitas por outros meios de transportes ou mesmo a pé, causam diariamente quilômetros de congestionamentos nos grandes centros urbanos. Esse é apenas um dos inúmeros problemas que vem a reboque do uso indiscriminado dos automóveis – e provavelmente o mais simples de perceber. Outros são mais complexos como as inúmeras vítimas de acidentes de trânsito todos os anos, stress, violência, poluição , assim como o consumo exagerado de recursos naturais.

Existe vida além do carro

O dia 22 de setembro é uma oportunidade para que as pessoas experimentem vivenciar a cidade de outra forma, além de refletirem sobre seus hábitos e os impactos na sociedade. Transporte público, bicicleta e mesmo a caminhada são alternativas saudáveis e que contribuem com o meio ambiente.

O planeta agradece!