Apesar de estarmos em período de declaração, para o documento a ser entregue à Receita Federal até 31 de maio, não há mais o que fazer. Então, para obter o benefício na declaração de 2023, é importante que as sugestões sejam colocadas em prática ainda esse ano.
De acordo com as regras, na hora de preencher a declaração, os participantes podem deduzir as contribuições da base de cálculo do IR, até o limite de 12% da renda bruta anual. Se os valores forem inferiores a este teto, o participante tem duas alternativas para usufruir ao máximo do benefício fiscal: aumentar o percentual de suas contribuições ou realizar contribuições voluntárias.
A palavra-chave, mais uma vez, é planejamento financeiro. Com a calculadora em mãos, é preciso fazer as contas e verificar o valor total aplicado ao Infraprev ao longo do ano. Caso a soma seja inferior a 12% de sua renda bruta anual, escolha uma das alternativas possíveis. Assim, o participante desfruta no presente, ao pagar menos IR, e ao mesmo tempo investe no próprio futuro e na segurança da família, uma vez que aumenta a estimativa do valor do seu benefício.