31/07/2024

Cuidado com os golpes na internet: dicas para se proteger

A internet facilita a vida do cidadão de muitas maneiras, mas também tem se tornado um terreno fértil para golpistas, que estão cada vez mais criativos. Por isso, é fundamental estar atento e tomar alguns cuidados para se proteger contra fraudes on-line.

Uma das primeiras e mais importantes recomendações é não compartilhar suas senhas e informações pessoais. Dados como número de CPF, RG, senhas de bancos e cartões de crédito nunca devem ser fornecidos a terceiros, especialmente via internet. Mantenha suas informações seguras e compartilhe apenas em sites confiáveis e com protocolo de segurança.

Identificar sites maliciosos pode ser um desafio, mas há sinais que podem ajudar. Antes de inserir qualquer informação, observe o endereço do site. Páginas seguras começam com “https://” e exibem um ícone de cadeado na barra de endereços. A letra “s” ao final do protocolo “https” indica que a conexão é segura e criptografada.

Nunca clique em links recebidos por e-mail, mensagens de texto ou redes sociais de remetentes desconhecidos. Esses links podem direcionar você para sites falsos ou baixar conteúdo malicioso em seu dispositivo. Atenção ao design e ao conteúdo do site. Páginas fraudulentas muitas vezes têm erros de ortografia, gramática e design de baixa qualidade, alerta de que o site pode não ser legítimo.

O Infraprev, por exemplo, não envia mensagens por SMS, redes sociais ou aplicativos de mensagens solicitando dinheiro, PIX ou informações pessoais. Caso o participante receba uma comunicação nesse sentido deve desconfiar imediatamente. O Instituto e as empresas legítimas, em geral, utilizam os canais oficiais para se comunicar com seus clientes.

Em caso de dúvida sobre a autenticidade de uma mensagem, entre em contato com os canais oficiais do Infraprev. A equipe de atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, por e-mail (atendimento@infraprev.org.br), pela central de atendimento (0800-707-1273) ou pelo WhatsApp (21) 99998-0888.

Manter-se seguro na internet requer vigilância constante e o uso de boas práticas de segurança. Seguindo essas dicas, você pode se proteger contra golpes e fraudes on-line. Lembre-se: a proteção dos seus dados começa com você.