O contribuinte que ainda não acertou as contas com o Leão da Receita Federal deve ficar atento porque o prazo de entrega da Declaração de Ajuste Anual se encerra no próximo dia 31 de maio. Quem enviar o documento após essa data estará sujeito a multa que varia de 1% a 20% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74.
O Infraprev já disponibilizou no portal os informes de rendimento e as informações de empréstimos para os participantes que tinham contrato vigente no ano passado. Os documentos ficam hospedados no Autoatendimento e só podem ser acessados mediante o login e a senha pessoal do participante.
A responsável pela emissão dos informes de rendimentos dos ativos, onde constam o total das contribuições dos participantes ao plano de benefícios do Infraprev e que são dedutíveis da base do IRRF, é a patrocinadora. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento por meio da central 0800 707 1273 ou do e-mail atendimento@infraprev.org.br.
Os participantes dos planos de previdência privada, como é o caso do Instituto, contam com o benefício fiscal na hora de fazer a declaração. Pelas regras, podem deduzir parte das contribuições realizadas durante o ano, até o limite de 12% da renda bruta recebida em 2022. Com isso, além de garantir o recebimento de uma renda complementar, ainda pagam menos impostos.
Informes de rendimentos
Os informes de rendimento podem ser acessados na área de autoatendimento do portal com login (CPF) e senha. O instituto não faz a postagem pelos correios.
1. Acesse www.infraprev.org.br
2. Atendimento;
3. Autoatendimento;
4. Benefícios.
O arquivo é aberto em PDF e pode ser salvo no computador ou impresso. Além da economia com as despesas de impressão e postagem, a versão digital dá mais segurança ao participante porque evita que o documento seja extraviado ou lido por pessoas desautorizadas.