27/09/2023

Confira 10 dicas para incentivar sua educação financeira

O Infraprev acredita que a consciência financeira é um importante fator para a qualidade de vida não apenas no futuro, mas também no presente. Por isso, a partir de hoje, você acompanhará uma nova série de matérias no portal que preparamos com o objetivo de ajudar e esclarecer suas dúvidas relacionadas à educação financeira.

O primeiro tema desta série tão relevante será o crédito consciente. Como é de conhecimento, uma das vantagens que os participantes dos planos BD e CV do Infraprev possuem é a concessão de empréstimo em condições mais atrativas do que as praticadas pela maioria das instituições financeiras no mercado.

O empréstimo pode ser uma excelente alternativa de crédito para quem deseja realizar sonhos, alcançar objetivos de médio ou longo prazo ou mesmo quitar dívidas com taxas mais altas, como ocorre nos casos do cartão de crédito, financiamentos bancários e de financeiras. Por outro lado, quando não é utilizado com consciência, pode ocasionar o excesso de endividamento.

Cuidado com suas decisões sob pressão

Para não se ver em um cenário de endividamento, a recomendação é, antes de solicitar o crédito, saiba como utilizar esses recursos de forma responsável, para não comprometer o orçamento familiar.

Vamos dar algumas dicas para o crédito consciente que são válidas para qualquer modalidade – pessoal, consignado etc.

1. Planeje-se antes de pedir um empréstimo.

Antes de pedir um empréstimo, é importante saber para que você vai precisar do dinheiro. Se não tiver um plano, é mais provável que você acabe gastando o dinheiro em coisas desnecessárias.

2. Compare as taxas de juros de diferentes credores.

As taxas de juros podem variar muito de um credor para outro. Por isso, é importante comparar as taxas antes de escolher um empréstimo. O Infraprev pratica taxas bastante atrativas aos participantes, condicionado, porém, a regras próprias que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar devem cumprir. Por isso, se estiver interessado em realizar um empréstimo no Infraprev, busque esclarecer todas as suas dúvidas e validar sua simulação com nossa equipe de atendimento ao participante.

3. Entenda as condições do empréstimo.

Antes de assinar o contrato, é importante ler atentamente todas as condições do empréstimo. Isso inclui o valor das parcelas, o prazo de pagamento e as taxas de juros.

4. Seja realista sobre sua capacidade de pagamento.

É importante ter certeza de que você poderá pagar as parcelas do empréstimo. Se você não tiver certeza, é melhor não pedir o empréstimo, lembre-se que você assumirá uma conta adicional por determinado período. Outro ponto a considerar em casos de empréstimos consignados é que, durante o período de pagamento das prestações, sua renda mensal será reduzida com a parcela do empréstimo contratado. Por isso, no planejamento, não esqueça de levar essa informação em consideração.

5. Use o crédito apenas para necessidades, não para desejos.

O crédito deve ser usado para suprir necessidades, como pagar contas ou fazer um investimento. Não use o crédito para comprar coisas que você não precisa.

6. Não atrase os pagamentos.

Se você atrasar os pagamentos, você terá que pagar juros e multas. Isso pode piorar sua situação financeira.

7. Tenha um plano para quitar o empréstimo o mais rápido possível.

O ideal é quitar o empréstimo o mais rápido possível. Isso vai te ajudar a economizar dinheiro em juros e multas através da amortização, resultando em parcelas antecipadas que terão um valor proporcionalmente menor.

8. Esteja preparado para mudanças na sua vida.

Quando você pede um empréstimo, precisa estar preparado para mudanças na sua vida. Por exemplo, se perder o emprego, você terá que encontrar uma maneira de continuar pagando as parcelas do empréstimo.

9. Conheça os riscos do crédito.

O crédito pode ser uma ferramenta útil, mas também um grande risco. Por isso, é importante conhecer os riscos antes de pedir um empréstimo. Algumas modalidades do mercado exigem alienação de bens ao banco ou garantia, o que pode te levar a perder algo valioso como um veículo próprio ou imóvel.

10. Procure orientação financeira.

Se você não tiver certeza de como usar o crédito de forma consciente, procure orientação financeira. Um profissional pode te ajudar a criar um plano para usar o crédito de forma responsável.

Ao seguir essas dicas, você pode usar o crédito de forma consciente e evitar problemas financeiros.