23/07/2024

A fase mais produtiva da vida começa aos 60

Recentemente voltou a circular na internet um estudo realizado nos Estados Unidos por médicos e psicólogos e publicado no New England Journal of Medicine. O resultado revelou que a idade mais produtiva do ser humano é entre os 60 e 80 anos de idade. A primeira etapa de produtividade é entre 60 e 70 anos; a segunda entre 70 e 80 e a terceira entre os 50 e 60 anos. A pesquisa mostra ainda que os vencedores do Prêmio Nobel têm, em média, 62 anos, assim como os presidentes das 100 maiores empresas do mundo têm em média 63 anos e os Papas, 76.

Segundo informações, o estudo foi realizado em 2018 e agora está sendo compartilhado novamente. O resultado, se confirmado, pode ser um alento para os brasileiros. De acordo com dados divulgados pelo IBGE, a população nacional está envelhecendo rapidamente. Em dez anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população.

Essa mudança revela uma importante mudança na estrutura etária do país, impondo novos desafios sob os pontos de vista econômico e social. Para especialistas, novas reformas na Previdência serão inevitáveis, uma vez que o número de aposentados irá aumentar e em contrapartida haverá cada vez menos contribuintes para arcar com o pagamento da aposentadoria desses idosos.

A renda da previdência pública, como se vê, provavelmente não será suficiente para arcar com os custos da velhice. A solução é começar um planejamento financeiro para o momento de pendurar as chuteiras. Nesse caso, não existe mágica: o tempo é um aliado importante a seu favor. Portanto, quanto mais cedo a pessoa começar, menos terá que economizar por mês.

O primeiro passo é definir os objetivos e fazer um planejamento. Sempre que possível, busque orientação com um especialista em finanças para definir o produto ideal para o seu caso. Uma dica importante é diversificar seus investimentos. Ou seja, continua valendo aquela máxima de não colocar todos os ovos na mesma cesta.

A previdência privada é uma alternativa segura e que dá maior previsibilidade para quem quer garantir uma renda futura. Os períodos e os valores investidos variam de acordo com as expectativas de cada pessoa. O Plano Infraprev Família, por exemplo, oferece alternativas que cabem no bolso a partir de R$ 30,00 – valor ideal para quem ainda tem muitos anos de contribuição pela frente.

Qualquer pessoa com inscrição no INSS pode aderir ao plano. E o ideal é fazer simulações periódicas para saber se os valores da contribuição estão de acordo com as expectativas do benefício que espera receber no futuro. Caso não, o ideal é ajustar os valores para garantir uma aposentadoria mais tranquila sob o ponto de vista financeiro.

Ter uma vida mais longeva e produtiva é uma excelente notícia, sem dúvidas. Porém, também impõe desafios. Infraprev com você até o futuro.