O Infraprev está apoiando a campanha Janeiro Branco, que convoca a sociedade para debater a importância da saúde mental nas relações humanas, promovendo diversas ações no Brasil e no exterior. O tema desta edição, quando o movimento completa 10 anos, é “A vida pede equilíbrio!”. O objetivo é construir uma cultura da saúde mental na sociedade, trabalhando a psicoeducação dos indivíduos e o incentivo à criação de políticas públicas dedicadas ao tema.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022 quase um bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19 e por antigos tabus e desconhecimento em relação ao assunto. Nesse particular, o Janeiro Branco reafirma-se como o maior movimento mundial pela saúde mental e segue inspirando pessoas do Brasil e do exterior a pensarem sobre temas por meio de diferentes ações em espaços públicos e privados. Ao longo do primeiro mês do ano, em diversas cidades do país, vão ocorrer palestras, panfletagens, caminhadas, entrevistas, rodas de conversa, oficinas sobre os temas “A vida pede equilíbrio”, “Bem-estar emocional” e “Qualidade emocional de vida”.
Além do Brasil, outros países já aderiram ao movimento, como é o caso de Japão, Cabo Verde, Angola, Portugal, Espanha, Colômbia e França. Diversas empresas, a exemplo do Infraprev, e artistas estão contribuindo para difundir o movimento como forma de manifestar apoio.
Quem quiser saber mais sobre o Janeiro Branco ou aderir à campanha pode acessar o site www.janeirobranco.com.br. Na página é possível conversar com a equipe responsável, bem como conhecer formas de se tornar parceiro oficial do Instituto, ONG que nasceu para fortalecer o projeto e somar forças com iniciativas conscientes em nome de uma cultura da saúde mental no mundo.