O Novembro Azul é uma campanha que teve início em 2003, na Austrália, e que vem ganhando representatividade no mundo inteiro, visando conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Nesse período, diversas organizações, a exemplo do Infraprev, promovem esse debate e muitas pessoas são incentivadas a procurar mais informações sobre o assunto.
Dados do Instituto Nacional de Câncer apontam que no Brasil serão registrados mais de 70 mil novos casos de câncer de próstata até 2025. Esse é o segundo tipo mais frequente da doença entre os homens, superado apenas câncer de pele. A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente a partir dos 60 anos. O histórico familiar e a obesidade também podem aumentar as chances os riscos de ser acometido pela doença.
Previna-se: evite o preconceito
O diagnóstico é feito por meio de exame de próstata (toque retal), importante para detectar precocemente o aparecimento da doença. O procedimento é rápido, dura em média 10 segundos, indolor e não traz riscos à saúde. Este exame é considerado primordial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mas os tabus da masculinidade, relacionado ao exame, ainda formam uma barreira que dificultam o tratamento.
Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue. Esse exame serve para medir o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está presente na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. Especialistas afirmam, no entanto, que o exame de sangue é complementar e não substitui o toque retal.
É fundamental que os homens conversem com seus médicos sobre o risco de câncer de próstata, principalmente se existem outros fatores que podem aumentar a probabilidade de incidência, como histórico familiar da doença.
Como prevenir?
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:
- Ter uma alimentação saudável.
- Manter o peso corporal adequado.
- Praticar atividade física.
- Não fumar.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.